Uma amiga no México costuma dizer: "O amor? AH... Sei lá!". Agora eu sempre digo "O México? AH... Sei lá!". Quase um mês em terras da Tequila e eu já me sinto mexicana (
Tenho companheiros que já considero uma família. A gente ri, chora, briga, se acerta e cuida um do outro. Passei por problemas que nunca pensei que fosse passar. No final, tudo dava certo. Deus está olhando pro México, tenho certeza.
Obrigada México, pela sua cultura diferente. Seus costumes, manias, jeito de ser. Não muito obrigada pela distâncias entre as Pirâmides de Teotihuacán, mas mesmo assim valeu a experiência de uma história tão única. Obrigada mais ainda pelo passeio a Xochimilco, aqueles barquinhos coloridos - que são minha cara, vale ressaltar - foram inesquecíveis. Mas, de todo o meu coração (
E sobre as aulas? Acho que é mais um fator que me faz querer seguir em frente. Porque mesmo querendo desistir, baixar a cabeça e chorar quando não entendo a pergunta, quando não sei o que é pra fazer na tarefa de classe e muito menos na de casa. Mas o fato de tomar coragem e pedir para falarem mais devagar, de olhar para as turminhas de amigos e lembrar das minhas, de aprender uma nova forma de pensar, é o que me faz acordar todo dia e pelo menos tentar dar o meu melhor. Mesmo que o meu caderno seja uma mistura doida de português e espanhol.
Vai parecer clichê falar isso, mas a saudade é algo que acalenta, conforta. Os lugares por onde passo lembram um pouquinho de cada pessoa especial para mim. Seja aquele lugar rústico, com um jardim maravilhoso... Ou os lugares permeados pela fé. Uma figura, uma música, um cantor. É como se naquele momento vocês estivessem perto de mim.
Mas por enquanto eu não quero voltar, talvez por não saber qual a sensação de fazer falta. Talvez por não querer voltar a rotina. Talvez por achar que a minha falta é melhor que a presença. Talvez por pensar que eu valorizo mais quando estou longe e não tanto quando estou por perto. Ou o contrário, por achar que sou mais valorizada quando estou longe, porque só o melhor lado de mim aparece.
Por falar em valor, quero mandar um beijo especial pros meus pais. Eu só queria dizer que para vocês, eu tenho o maior AMOR do mundo. Agora eu vejo que sou o espelho de vocês. A personalidade da mãe. O jeito sonhador do pai. Eu sei que adoro cada defeito de Inácia e cada não sorriso e Ricardo. Como dizem as músicas... Só em ver a foto de vocês na minha parede, eu sei que as coisas não tão ruins!! Eu só quero agradecer a vocês pelos melhores dias da minha vida!!
Com minhas amigas chinesas da classe de espanhol, aprendi um ditado chines, que diz:
"Perseverança é o caminho para a montanha do conhecimento. Trabalho duro é o barco que nos leva para o interminável mar do aprendizado."
BEIJOS BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!